segunda-feira, 18 de março de 2013

amar sem aprisionar



O leão não é domesticável. É selvagem! É livre! Não nasceu para ser aprisionado.

Ainda que lhe proporcionem uma prisão semelhante ao seu habitat natural, mesmo que não lhe faltem alimentos, água e tudo o mais que nós, humanos, consideremos essenciais ao seu bem-estar físico, psicológico e emocional, o leão quando privado de liberdade fica dormente perante a vida. Jamais será feliz enquanto permanecer em cativeiro.

Quem realmente aprecie a beleza deste animal deve saber que a deverá apreciar sem aprisionar. E acreditar que até os animais, ainda que selvagens, têm sentimentos mais nobres que certos humanos. Como entre os sentimentos nobres se encontram a gratidão e o amor, o leão saberá demonstrá-los à sua maneira a quem lhe permita conservar a sua dignidade. Pois não existe maior dignidade do que a da liberdade.

No entanto, muitas pessoas não sabem amar nem apreciar a vida se não puderem ter o ser admirado só para si. Neste caso, para os amantes de felinos, a melhor opção será um gato doméstico (que tal como o nome indica é domesticável). Mas, ainda assim, à que ter bem presente que o gato doméstico nunca será súbdito na sua casa mas sim rei e imperador, dado a manias de grandeza e a hábitos de independência.


3 comentários: