quinta-feira, 28 de março de 2013

aproveitem a Páscoa enquanto tem esta data...



Toda a gente se queixa que as estações do ano estão todas viradas do avesso e que já ninguém as entende; porque faz calor até novembro e frio até abril. Porque os ditados populares como “Março, Marçagão, manhãs de inverno, tardes de verão” já não fazem qualquer sentido. No entanto ninguém faz nada para mudar esta situação. Ou antes, por corrigi-la como corrigiram o português.
Se alteraram a nossa bela e histórica língua portuguesa estabelecendo um acordo com o qual, aparentemente, ninguém concorda, porque não estabelecer um acordo que vá ao encontro da necessidade de mudança por que anseia o povo português?

Ninguém faz nada mas faço eu. Afinal, neste país, qualquer gato-pingado que se chegue à frente pode fazer e mandar o que lhe der na bolha e eu até terminei o meu curso a um dia de semana como é normal e fiz tudo como manda a lei.

Então, fica já aqui decidido que a partir de agora ainda estamos no inverno!

A primavera terá início no dia 15 de abril que é um dia assim mais para o primaveril e calha muito bem ali a meio do mês. As restantes estações suceder-se-ão com a duração de 3 meses salvo se o clima não estiver de acordo com as minhas expetativas. Assim, o verão terá início a 15 de julho (aí já será verão de certeza), o outono a 15 de outubro (salvo se ainda estiver demasiado calor; nesse caso poderei adiar o inicio desta estação por mais 1 ou 2 semanas) e o inverno começará a 15 de janeiro. Por motivos climatéricos poderão haver estações maiores e outras menores afinal ninguém manda no tempo. Manda-se é nos portugueses!

Altero, também, a passagem de ano para o antigo solstício de verão. Deste modo, acontecerá a 21 de junho uma festa com raízes ancestrais e com a vantagem de podermos usar roupa leve e de cerimónia na noite do réveillon em vez de estarmos a bater os dentes de frio. É dois em um.

Por fim, estabeleço que o Carnaval se comemorará no antigo início do Outono. Ainda pensei em pô-lo ali a meio do verão para os foliões poderem andar descascados sem apanhar nenhuma constipação mas, depois, pensei melhor e pareceu-me demais andarem descascados e a transpirar; nos bares a passarem uns pelos outros com os corpos húmidos e pegajosos. Não! Fica ali onde era o equinócio de outono, a 21 de setembro, que fica mesmo bem porque afinal não será verão nem outono será o Carnaval!

Por agora fica assim. Ainda vou refletir sobre a Páscoa pois esta quadra festiva rica em chocolates acontece numa altura que o povo começa a tentar emagrecer. Isto parece-me uma tentativa de frustrar os portugueses. Hmmm, tenho de pensar bem nisto!

2 comentários:

  1. Gostei! Principalmente da Passagem de Ano!
    Que bom que seria, passar o fim de ano na praia .... ai .... resta-nos ir até ao Brasil ou Autrália.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Austrália! Austrália! Aproveitamos e nunca mais voltamos!

      Eliminar