segunda-feira, 1 de abril de 2013

detox - o que comer




Aaana! “Fartei-me de comer na Páscoa! Estou inchada!” “Adorei o post sobre detox mas como o quê?”

É verdade os almoços em família, os ovos de chocolate e as amêndoas de açúcar tornam a Páscoa num pesadelo deliciosamente hipercalórico. Mas tantos abusos em tão curto espaço de tempo fazem-nos sentir pesados, desconfortáveis e sem energia. Nos dias imediatamente pós-festa gosto de fazer um detox de “alto impacto” para sacudir a moleza do corpo e ajudar os órgãos (rins, intestinos, fígado) no processo de limpeza do nosso organismo.

Aqui está uma sugestão para um plano detox de “alto impacto” mas sensato para que forneça-mos ao corpo os nutrientes de que necessita para se manter saudável mas “limpinho”. Se seguirem com certeza vão notar na barriga e na pele!

Durante uma semana podemos fazer um plano que incluirá os seguintes alimentos:

Frutas - preferencialmente frescas. As frutas congeladas perdem parte do seu valor nutritivo. Podemos incluir maçãs, bananas, peras, laranjas, toranjas (livra!) , sultanas, passas de uva, abacaxi, manga, kiwi, morangos, framboesas, groselhas, nectarinas, pêssegos, melão... Quanto mais diversificar melhor pois assim será possível beneficiar dos diferentes nutrientes de cada fruta. Atenção às quantidades! E ao tamanho da fruta!

Sumo de fruta – Podemos beber sumos de frutas caseiros ou smoothies de frutas frescas, ou beber sumos prontos daqueles que são vendidos na secção de frescos no supermercado. Devemo-nos certificar de que no rótulo é mencionado que o sumo é como sendo "puro" ou "sem açúcar". Outro aspeto importante a ter em atenção: quando opta por beber um sumo de fruta está a substituir a fruta. Ou seja se bebe um sumo ao lanche… então o lanche já está! O sumo tem a mesma quantidade de calorias mas sacia muito menos.

Legumes – Podemos comer todos os vegetais, frescos, congelados ou enlatados em água (sem adição de sal).

Tanto as frutas como os legumes são alimentos ricos em fibra, antioxidantes e vitaminas, pelo que se recomenda que se consumam 5 doses diárias de fruta e verduras (pois, não são 5 doses de frutas e 5 de legumes, ok?)

Frutos secos sem sal – os frutos secos são ricos ácidos gordos ómega-3, pelo que ajudam na redução dos níveis de colesterol LDL (“mau”). Para além disso, são fontes de proteína vegetal, magnésio, potássio, vitamina E e fibra. São excelentes para a manutenção de uma pele bonita e na prevenção do envelhecimento cutâneo. Devemos privilegiar as amêndoas, castanha de caju, nozes, avelãs, pinhões. O amendoim pode ser irritante para os intestinos pelo que não perde nada em evitá-lo. 

Sementes sem sal – apesar de tão pequeninas, as sementes são muito ricas em nutrientes. As sementes de linhaça, abóbora, girassol, chia, sésamo…   são fontes de fibras, vitaminas, sais minerais, proteínas e antioxidantes. Regularizam o funcionamento do intestino, protegem das doenças cardiovasculares, combatem o envelhecimento e ainda são fontes de magnésio, essencial na formação do esqueleto e no combate a osteoporose.
Iogurte natural - Podemos misturar às frutas, sementes e frutos secos um iogurte, preferencialmente natural sem adição de açucares, pois não só são ótimos para o funcionamento do transito intestinal, como também darão muita mais graça ao pequeno almoço e lanches. Aproveite e polvilhe-o com canela e poderá parecer que está a comer uma sobremesa (este é o Mundo dos Sonhos, lembram-se?)

Peixe fresco – Devemos privilegiar a ingestão de peixe em detrimento da carne por ser de mais fácil digestão e menos rica em gordura. Os peixes “gordos” tais como: salmão, sardinhas, anchovas, arenque, atum, cavala, cherne, enguia, lampreia, moreia, sarda e sável  são ricos em ácidos gordos ómega-3 que, tal como nos frutos secos, facilitam na redução dos níveis de colesterol sanguíneo. Os peixes denominados como brancos são uma excelente opção enquanto fonte de proteína magraSão eles: badejo, carapau, carpa, corvina, dourada, garoupa, goraz, linguado, peixe-espada, pescada, robalo, salmonete, tamboril, truta.

Para temperar o peixe podemos usar todo o tipo de ervas aromáticas, gengibre, alho, pimenta preta moída na altura. Nas saladas devemos optar pelo vinagre balsâmico, sumo de limão, e também pelas ervas aromáticas. Deveremos, durante o detox, evitar o mais possível o uso do azeite e de sal.

Água – Devemos beber pelo menos 2 litros por dia, seja da torneira ou mineral. Durante o detox podemos beber ainda mais água bem como infusões de ervas diversas e insistir no chá verde.

Para que não haja dúvidas, cá vai uma lista dos alimentos proibidos durante o detox: carne vermelha, frango, peru e todos os produtos de carne, como salsichas, hambúrgueres, e patê; leite, queijo, ovos, manteiga e margarina; qualquer alimento que contenha trigo, incluindo pães, croissants, cereais, bolos, biscoitos, tortas, doces, quiches; batatas fritas e aperitivos, incluindo frutos secos e sementes salgados; chocolate, doces, geleia e açúcar; alimentos processados, refeições prontas, molhos prontos; bebidas alcoólicas; café e chá;  bebidas gaseificadas incluindo versões diet.

Pode parecer difícil e, garanto que é! Os maus hábitos são sempre difíceis de perder. Mas são só uns 5 ou 7 dias, não é um plano para a vida toda. Depois de vermos os resultados ganhamos motivação para manter uma alimentação mais saudável e clean.

Ainda existem duvidas?




1 comentário: