sábado, 29 de junho de 2013

correr, a qualquer hora em qualquer lugar!



Todos nós sabemos que a prática de exercício físico é salutar.
A prática regular de exercício físico não visa apenas ajudar a perder peso. Praticar exercício físico é uma das condições fundamentais para se ser saudável e consequentemente melhorar a qualidade de vida porque há muito mais benefícios do que simplesmente ficar em forma.
O exercício físico, praticado de forma regular, aumenta a auto confiança e a auto estima, provoca melhorias no humor e na disposição; incrementa a capacidade mental na medida em que as pessoas ativas têm reflexos mais rápidos, um maior nível de concentração e memória mais apurada. Também regula os níveis de stress e ansiedade uma vez que, após o exercício, a pessoa experimenta uma sensação de bem-estar e serenidade. A atividade física regular proporciona um sono tranquilo e ajuda a adormecer mais facilmente (devo dizer que comigo não acontece assim mas com a maior parte das pessoas que conheço sim). Já são alguns benefícios, certo? E ainda só referi os benefícios relativos ao bem-estar mental!
Como não podia deixar de ser, o exercício físico também traz inúmeros benefícios a nível físico. Fazer exercício regularmente aumenta os níveis de HDL (”bom colesterol”) no sangue, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares, reduz a probabilidades de desenvolver doenças cardíacas e ajuda a regular a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes. Também ajuda a manter a força e elasticidade dos músculos, evita a obesidade e a diminuir a perda de cálcio dos ossos.
Os exercícios ajudam a manter o corpo e a mente ativos e aptos para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento, e mantendo a pessoa independente por mais tempo, pois fortalecem os músculos e o coração, além de retardarem o declínio das habilidades físicas.
Está com vontade de começar já a dedicar algum tempo diário à prática de exercício físico? Ah, não tem horário, o ginásio é caro, tem pouco tempo livre e nos momentos que tem quer fazer alguma coisa que goste? Então continue a ler.

Com a prática de qualquer atividade física sentirá MAIS PRAZER pois o organismo liberta endorfina, uma substancia química produzida no cérebro, que proporciona uma sensação de bem-estar. Assim resolve-se o problema de querer fazer uma coisa que goste. Mas ainda há o problema dos horários e mensalidades… Bem, existe uma modalidade para a qual não é preciso qualquer investimento (além de umas boas sapatilhas): a corrida! Pode correr a qualquer dia, a qualquer hora, pode adaptar o seu treino ao seu horário. Além disso a corrida é o exercício, por excelência, para perder peso!

“Ai! Mas depois de correr fico TÃO cansado!” É normal. Correr cansa mas depois o corpo vai ganhando mais energia e disposição. E com o tempo vai ficando cada vez menos cansado das corridas e ganhando, até, mais energia para enfrentar o dia-a-dia.
Outras das vantagens da corrida é a aquisição de resultados muito rápidos. Facilmente se vêem resultados na silhueta e na superação de limites e, logo, no incremento da autoestima.
A corrida pode ser um exercício feito sozinho, com o seu leitor de mp3, ou em grupo. Pessoalmente prefiro correr com amigos pois motivamo-nos uns aos outros e gosto de sentir perto de mim a presença das pessoas de quem gosto ainda que não seja capaz de manter uma conversação enquanto corro.
Por fim, mas para mim muito importante, correr é SEMPRE UM DESAFIO. Podemos ter como objetivo correr uma determinada distância. Depois desse objetivo superado podemos querer correr a mesma distância em menos tempo. Ou podemos querer percorrer uma distância superior. Enfim, o desafio nunca termina desde que haja força de vontade!
E assim… bons treinos!


1 comentário:

  1. Para quem sofre de ansiedade, nada melhor que o exercicio fisico. Eu que o diga!
    É pena não conseguir ir ao ginásio tanto como gostaria, devido ao trabalho. Mas posso garantir que quando faço exercicio com regularidade, a minha ansiedade desce bastante.

    ResponderEliminar