sexta-feira, 5 de julho de 2013

calor, calor e mais calor!

O calor tardou mas chegou em força! Nem nos deu tempo a que nos fossemos habituando. Ainda há poucos dias toda a gente se queixava que o verão não chegava e agora todos se queixam que está demasiado calor. É assim, o ser humano é uma criatura descontente.

Confesso que ansiava pelos dias solarengos e agora que chegaram queixo-me, de manhã à noite e durante a noite também, que tenho muito calor, que não consigo trabalhar assim, que estou farta de transpirar e, lá no íntimo, até desejo que faça menos calor mas isso eu não digo! Porque sempre que me queixo do calor na presença de alguém acrescento “mas prefiro assim”. E é verdade, apesar de sentir menos energia física devido ao calor, sinto-me mais otimista devido ao sol; apesar de transpirar prefiro isso a ter dores nas costas e no pescoço por andar encolhida com frio; e há, para mim, atividades mais divertidas para fazer: praia, campo, piqueniques, fins de tarde e noites na esplanada, andar descalça…

No entanto, há que ter muito cuidado face a estas temperaturas tão elevadas. A Direção Geral de Saúde recomenda a adoção de uma série de medidas, já conhecidas por todos mas que nunca é demais lembrar. Assim nestes dias de muuuito calor devemos:

“Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, evitando as bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar”. Os chás e infusões são uma excelente opção por terem tantos sabores sem quaisquer calorias;

 “Nos períodos de maior calor procurar permanecer em ambientes frescos”. Ou tentar, nem sempre é possível. O meu local de trabalho parece um forno; 

- “Evitar, sempre que possível, atividades que exijam esforços físicos, nomeadamente atividades desportivas e de lazer”. Quem foi a maluca que foi correr 11 km ontem à tarde?! Ah… mas estava um ventinho fresquinho muito agradável;

-  “Evitar a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas”. Sempre! Para evitar doenças na pele e as rugas;

- “Fora de casa, utilizar roupa solta, cobrindo a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB”. Vamos parecer oriundos de um país árabe! Infelizmente, parece que os meus adorados calções deverão ser substituídos por vestidos compridos, oh!

- Antes de sair de casa aplicar SEMPRE protetor solar com fator igual ou superior a 30”. Pois, o FPS 15 NÃO É ELEVADO ao contrário do que muitas pessoas parecem pensar. Além de que o protetor deve ser aplicado de 2 em 2 horas e, caso se esteja na piscina ou na praia, sempre depois de cada banho. Deve ser por isso que evito a água fria das praias, para não passar o dia a besuntar-me em creme.

- No rosto, pescoço e colo assim como nas mãos aconselho SPF 50 por serem zonas do nosso corpo que estão sempre expostas cada vez que saímos à rua.

Sem comentários:

Enviar um comentário