sábado, 13 de julho de 2013

cuidados de beleza durante a gravidez

OS CREMES QUE DEVE E NÃO DEVE USAR DURANTE A GRAVIDEZ
Se descobriu que está grávida então comece a ter cuidado com os cremes que usa. Evite cremes que contenham ácido salicílico, ácido glicólico, ácido hidróxido e retinóis, especialmente durante o primeiro trimestre da gravidez.
Os cremes esfoliantes, cremes anti-idade, cremes para a acne ou cremes de dia, podem conter este tipo de componentes na sua composição, sobretudo os esfoliantes de pele. Os cremes com estes químicos não são aconselhados pois podem ser absorvidos pela sua pele, podendo chegar rapidamente ao feto.  
Contudo, ainda não se provaram ligações diretas entre defeitos de nascença e estes químicos, mas mais vale prevenir do que remediar.
Depois do primeiro trimestre questione o seu médico se pode voltar a usar os seus cremes habituais, contudo, em caso de dúvida opte por não fazê-lo.

Deixo aqui algumas sugestões de cremes que pode usar:

OS PROBLEMAS DE PELE DURANTE A GRAVIDEZ

ACNE

Por vezes com a gravidez, logo no primeiro trimestre, começam a surgir alguns problemas de pele incluindo a acne. Todavia não se preocupe em demasia pois, por volta do segundo trimestre, ou logo depois de o bebé nascer, a acne desaparece.

Entretanto para prevenir e tratar a acne durante a gravidez siga os seguintes conselhos:

- Limpe sempre o rosto de manhã e à noite com um produto não gorduros;

- Considere mudar o seu creme hidratante habitual, bem como a sua maquilhagem para produtos não gordurosos;

- Para disfarçar as borbulhas da acne utilize um corretor. Quando comprar um corretor certifique-se que é a cor certa, senão poderá cair no risco de usar algo que ainda dá mais protagonismo às borbulhas, em vez de as disfarçar. O corretor deve ser aplicado por cima da base, caso use uma;

- Uma vez por semana faça uma máscara de beleza à base de barro ou aveia para ajudar a limpar e a desobstruir os poros da pele;

- Lave e desinfete frequentemente os pincéis e esponjas que usa para se maquilhar e mude as capas das almofadas da cama pelo menos uma vez por semana;

- Não use tratamentos ou produtos anti acne sem confirmar com o seu dermatologista ou médico assistente que o pode fazer. Muitos produtos para a acne contêm ingredientes que não são seguros para usar durante a gravidez;

- Evite usar produtos com Retinol A, Isotretinoína e Tetraciclina pois o uso destes produtos não é   aconselhado durante a gravidez.


 MELASMA OU HIPERPIGMENTAÇÃO
             
Outros dos problemas de pele que surge, frequentemente, com a gravidez são as manchas escuras na pele que se chamam melasma. Mais de 50% das mulheres grávidas desenvolvem algum tipo de pigmentação escura à volta da boca, face ou testa, também chamada de hiperpigmentação.

Como evitar o melasma?

Independentemente da estação do ano ou da ocasião, deve sempre usar um protetor solar de valor elevado. A exposição solar, mesmo num simples passeio pela rua, pode estimular a hiperpigmentação.

Os elevados níveis de estrogénio e de progesterona desencadeiam a produção de células responsáveis pela pigmentação de nome melanócitos. Estas células produzem melanina, que pode provocar o melasma em escassos minutos.
Por tudo isto, o protetor solar aplicado antes de sair de casa é essencial, e o seu reforço quando andar ao sol é fundamental. Aconselho um produto com ecrã total e que ajuda ao mesmo tempo a evitar o aparecimento das manchas.

AS MUDANÇAS NA PELE DO CORPO

Para além do tratamento de rosto e da maquilhagem, não esqueça de cuidar do corpo. Mantenha a pele hidratada de maneira a evitar o grande inimigo das grávidas, as estrias!

Mais de 90% das mulheres desenvolvem estrias durante a gravidez. As estrias começam a surgir a partir do segundo trimestre de gestação. Iniciam com uma inflamação que por vezes provoca comichão, tornando-se de cor avermelhada ou acastanhada. Surgem, usualmente, na zona do umbigo e podem expandir-se por toda a barriga. Poderão também surgir nos braços, mamas, ancas, coxas e nádegas. No final da gravidez elas permanecem, e com o tempo tendem a ficar esbranquiçadas. Previna-se!

EVITE FRAGRÂNCIAS INTENSAS        

Os ftalatos  são químicos que são muitas vezes encontrados nas fragrâncias dos produtos de beleza, nomeadamente em produtos como creme de corpo, perfume, água-de-colónia. Estes tipos de produtos, com estas características, podem ser prejudiciais durante a gravidez, nomeadamente no desenvolvimento do bebé. Por isso, todos os produtos de beleza que contenham aromas intensos devem ser evitados durante a gravidez – opte por produtos sem fragrâncias ou com aromas muito suaves.

MANICURE NA GRAVIDEZ  

Se tem de fazer as unhas enquanto esta grávida, certifique-se que estas são pintadas numa área ventilada e, se possível, use verniz, base e removedor de verniz com o menos químicos possível. Estudos indicam que mulheres que trabalham em salões de manicura são mais propensas a abortos, bebés com defeitos de nascença e problemas de desenvolvimento. Ainda não existe um estudo publicado que prove concretamente este tipo de afirmação, mas existem provas que evidenciam o risco de aborto espontâneo entre empregadas de salões de manicuras. Por isso é melhor prevenir.
Até agora o gel revela-se seguro para as pé-mamãs.

Além de todos estes cuidados e de muitos outros que lhe hão-se sugerir, desfrute com calma do seu estado de graça aproveitando todos os miminhos e atenções especiais a que tem direito durante esses 9 meses.

(todos os produtos que aparecem neste post podem se encontrados na loja on-line Glamourosa aproveitando o desconto de 5% como leitoes do blogue)

Sem comentários:

Enviar um comentário