os machos!



Na Grécia Antiga, o sexo masculino cuidava bastante da saúde e da aparência, e a beleza do corpo masculino era exaltada através da expressão artística. No entanto, a sociedade mudou, tornou a mudar e mudou novamente até chegar ao século XX com uma imagem bastante preconceituosa no que refere aos cuidados dos homens com a sua aparência.

A ideia de que o verdadeiro “macho” é o homem de mãos calejadas a transbordar suor depois de um dia de trabalho permaneceu durante muito tempo e em Portugal, graças à mentalidade conservadora que tão bem caracteriza o povo português, não tem sido fácil alterar esta mentalidade.

Felizmente, não à mal que não tenha remédio e os homens portugueses, progressivamente, começaram a preocupar-se com o seu aspeto, adquirindo não só melhor aparência mas também melhor qualidade de saúde. Ah, e deixaram de incomodar o olfato feminino! Porque o mito de que os homens querem-se “a cheirar a cavalo” não passa disso mesmo: de um mito!

Na atualidade, o sexo masculino tem certos cuidados que seriam impensáveis na época dos nossos avós e que, por essa, razão são criticados pelos avós, pais, tios…, que se esforçam por conservar tradições que passam pela bonita imagem de um homem que usa a camisa transpirada e aberta, para melhor passar a imagem da masculinidade em forma de cabelos no peito, e barriga protuberante.
Aos corajosos que ousaram “desafiar” a sociedade ao cuidarem da sua imagem contribuindo para uma melhor aparência dos homens na generalidade, os meus parabéns! Conseguiram! 
Para que os homens cuidem de si, a oferta é cada vez mais ampla. Desde ginásios e spas, passando por cabeleireiros e produtos de beleza, especificamente direcionados para o homem.
Esta mudança de postura tem a ver com uma necessidade de satisfação pessoal. Uma vontade do homem em aproximar-se da imagem dos ícones da beleza, em sentir-se bonito e sedutor. Mas esta é apenas uma das razões. A questão da saúde e bem-estar é um dos principais motivos para estes cuidados (será? hmmm… é agradável pensar que sim). Afinal, ter uma pele oleosa, mãos secas ou peso em excesso não é confortável e muito menos saudável. E, já agora, também não é bonito.

Além da autossatisfação e do incrementar de oportunidades em relação à conquista do sexo oposto, há que não esquecer que a aparência tem muita importância também no mundo do trabalho. A forma como nos apresentamos diz muito sobre a nossa personalidade e capacidade profissional.

Para cuidar do corpo é preciso saber como o fazer. A crescente oferta de produtos específicos para o homem, torna difícil realizar uma opção, ou mesmo perceber quais as diferenças na eficácia ou solução ideal em função de cada necessidade. Foi assim (e graças ao conselho de um amigo) que, a partir de hoje haverá espaço no blogue para que, também os homens, possam aprender dicas práticas e informar-se sobre os melhores produtos e as suas especificações, de entre toda a variedade existente no mercado da higiene pessoal e beleza masculina. Claro, de um ponto de vista feminino (pois não sou neutra!)


outros artigos dedicados aos machos:

1  cuidados básicos com a pele do rosto do macho

2  ícone de estilo_Jude Law


3  para homens deliciosos!

5 comentários:

  1. Concordo com o que foi dito...
    Mas podiam ter ilustrado a foto com a imagem de um homem e não de um miúdo ainda na puberdade ;)

    ResponderEliminar
  2. Finalmente um post (desculpa... um separador)só para homens. Acho que sim já fazia falta neste excelente blog. Foi preciso coragem para falar de um assunto que aos olhos de muitos homens ainda é considerado "bichanice". Por mim falo. Gosto de me cuidar (creme de rosto, creme para o corpo, after shave, perfume, etc), de me tratar (ginasio 3x por semana, bicicleta aos domingos com os amigos, massagens de vez em quando e umas cavitações para ajudar) e de me arranjar. Infelizmente a minha fisionomia não me ajuda mas tudo faço por me manter o melhor que posso. Terminando. Sinto-me bem ao cuidar de mim e da minha imagem o que faz me sentir bem; mas também me parece que do outro lado as mulheres também gostam de ver que o homem também tem algun cuidados. Mais uma vez obrigado por este post

    sempre amigo
    Davide

    ResponderEliminar
  3. Lindo quando um homem se cuida....gosto disso :)

    ResponderEliminar
  4. Então Ana, Não há mais nada para os meninos? :-)
    Vitor C.

    ResponderEliminar
  5. NÃO HÁ MAIS ARTIGOS PARA OS MACHOS :-)
    BOA SEMANA E BOM TRABALHO
    Vitor

    ResponderEliminar